rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

sexta-feira, 5 de março de 2010

FORÇA E HONRA

Ivan, irmão de Dourado, explica a frase "Força e Honra"
Palavras são usadas pelo lutador em dia de paredão


Se você assiste ao Big Brother Brasil 10, já ouviu a torcida de Dourado gritando "Força e Honra!" em dia de paredão, e ele gritando a mesma frase de volta.

Mas o que significa esta expressão? O R7 falou com o irmão do lutador, Ivan, que faz mestrado em antropologia e tem 26 anos, e pediu para ele explicar o real sentido das palavras tão queridas por Dourado.

- O Marcelo é muito ligado à filosofia samurai, e sempre usou essa frase, inclusive quando dava aula pra gente (seus irmãos). Um dia, assistimos ao filme Gladiador, e vimos que os soldados do filme falavam 'Força e Honra!' quando iam pro combate. O Marcelo então me disse que sempre tinha usado essas duas palavras no esporte, mas só então entendeu o sentido. Força é a força interior, não a força física. E honra é o valor máximo do ser humano. Se todo mundo cultuasse a honra, não haveria guerras no mundo.

Marcelo Dourado também tem um samurai tatuado no braço. O desenho, segundo seu irmão, foi tirado de uma revista que o lutador ganhou de um de seus alunos.

Fonte: R7

Nenhum comentário: